Rodrigo Cézar de Souza, editor-chefe do MedPerícia e presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica – Regional Pernambuco – ABMLPM/PE, falou sobre a escolha de João Pessoa como sede do Simpósio de Medicina Legal, Perícia Médica e Direito Médico Norte/Nordeste. “Montamos o evento aqui na capital em homenagem ao professor Genival Veloso, a maior autoridade viva em medicina legal e direito médico de todo o país e maior referência em pesquisas e concursos públicos”.
O evento foi pensado para “homenagear, ainda em vida” o ilustre paraibano. “Inquestionavelmente, Genival Veloso é a maior autoridade brasileira da Medicina Legal, autor conhecido internacionalmente. Esse simpósio foi feito para comemorar os 90 anos dele. É uma homenagem em vida, sugerida por Prof. Duarte Nuno Vieira, professor catedrático da Universidade de Coimbra”.
O professor e médico-legista Genival Veloso de França dedicou cerca de seis décadas ao Direito e à Medicina Legal, também foi precursor do direito médico no Brasil. Ele é membro efetivo da Academia Nacional de Medicina Legal, autor de dezenas de obras sobre Medicina Legal e foi professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Por ser considerado o autor brasileiro mais importante na área do Direito Médico e da Medicina Legal, as obras do professor são referências nas universidades do país, tanto nos cursos de graduação como nos de pós-graduação. Sua obra também é usada nos concursos públicos em que a Medicina Legal está presente.
Durante o evento, o homenageado autografou livros de participantes do evento, como médicos, estudantes, pesquisadores, professores e advogados.
Entre os temas abordados nas palestras, debates sobre a prova pericial nas Justiças Criminal e do Trabalho, no Direito Médico e na Antropologia Forense, que contaram com a presença de especialistas de renome nacional.
Escrito por João Nicole Tupiná