O SEAD – Secretaria da Administração intermediou, junto ao Governo de Goiás, o novo concurso voltado para a atuação na SPTC – Superintendência da Polícia Técnico-Científica de Goiás, que disponibilizará 84 vagas para a especificação de médico legista.
As inscrições estão previstas para terem início no dia 17 de maio até o dia 17 de junho e podem ser acompanhadas através do site oficial do IADES. A taxa para se inscrever será no valor de R$ 180,00 e entre os dias 03 a 08 de maio, poderá ser solicitado a isenção. Os cargos terão, inicialmente, a mesma remuneração, no valor de R$ 12.974,15.
Datas do edital Polícia Científica/GO:
- Inscrições: 17 de maio a 17 de junho de 2024.
- Solicitação de isenção: 03 a 08 de maio de 2024, nas condições:
- Membro de família cuja renda seja inferior a 2 salários mínimos, mediante comprovantes de rendimento;
- Doador de sangue;
- Doador de medula óssea; ou
- Doadora de leite materno.
- Data-limite para pagamento: 19 de junho de 2024.
- Data comprovante definitivo: 10 de julho de 2024.
- Data da prova: 04 de agosto para Médico Legista.
Os candidatos serão avaliados de acordo com as etapas definidas no edital, sendo elas:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório:
Nessa etapa, a prova irá conter 80 (oitenta) questões do tipo múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas e apenas 1 correta, abrangendo objetos de avaliação e conteúdo programático disponibilizado. Para a correção, o cartão resposta será submetido ao processamento eletrônico, a partir das marcações feitas pelo candidato. A avaliação terá uma escala de 0 a 130 pontos, como mostra a tabela abaixo.
Não será eliminado o candidato que, cumulativamente:
- Obtenha pontuação igual ou superior à 50% do total de pontos da prova;
- Estiver classificado dentro do limite de 3 vezes o número de vagas para o cargo de Médico Legista-generalista;
- Estiver classificado dentro do limite de 6 vezes o número de vagas para o cargo de Médico Legista – Anatomia Patológica ou Psiquiatria.
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório:
Nesta etapa, é realizado um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 20 (vinte) linhas escritas e no máximo 30 (trinta) linhas, utilizando conhecimento específico de cada especialidade. O texto definitivo da prova discursiva deverá ter início na linha identificada com o número 1, na página inicial da folha de texto definitivo da prova discursiva. A falta de observação dessa orientação acarretará a anulação da prova do candidato.
Teste de aptidão física, de caráter eliminatório:
O objetivo desta etapa é avaliar o condicionamento físico do candidato garantindo que atendam aos índices mínimos de desempenho físico necessários para o exercício das atividades inerentes aos cargos de Médico Legista. Para a avaliação, serão necessários:
- Corrida de 12 minutos e será eliminado o candidato que:
- O candidato do sexo feminino que não atingir a distância mínima de 1.600 metros e;
- O candidato do sexo masculino que não atingir a distância mínima de 2.000 metros.
Avaliação Médica:
Será avaliado se o candidato possui boa saúde física e psíquica para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional, bem como diagnosticar mediante a exames e análises de testes, doenças, sinais ou sintomas que inabilitem o candidato para o desempenho das tarefas. Para os convocados nesta etapa, deverão providenciar por sua conta própria e suas expensas os seguintes exames:
- Hemograma;
- Perfil lipídico (lipidograma completo);
- Glicemia de jejum;
- Vhs;
- Ureia;
- Creatinina;
- Ácido úrico;
- Tgo;
- Tgp;
- Bilirrubinas;
- Sorologia para chagas;
- Vdrl;
- Sorologia para hepatite b;
- Sorologia para hepatite c;
- Tipo sanguíneo (ABO-Rh);
- Urina – EAS;
- Eletroencefalograma (EEG) com laudo;
- Eletrocardiograma (ECG) com laudo;
- RX de tórax (AP e Perfil) com laudo;
- RX de coluna lombar (AP e Perfil) com laudo;
- Exame oftalmológico completo (campimetria, acuidade visual, fundo de olho e tonometria);
- Audiometria (tonal e vocal) com laudo;
- Laudo psiquiátrico de sanidade mental;
- Exames toxicológicos de larga janela de detecção, capazes de detectar o uso de substâncias entorpecentes ilícitas ou lícitas que podem causar dependência química ou psíquica. Deverão testar, no mínimo, as seguintes substâncias: maconha e derivados, cocaína e derivados, incluindo crack e merla, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina, metanfetamina e PCP, e deverão apresentar resultados negativos para um período aproximado de 180 (cento e oitenta) dias. O material biológico a ser coletado, a qualquer tempo, a critério do coletor, poderá constituir-se de cabelos, pelos ou unhas.
Para os candidatos aprovados, serão alocados em qualquer uma das unidades de Polícia Técnico-Científica localizadas no estado de Goiás, a critério da Administração, e será designado para exercer quaisquer das atribuições previstas para o cargo escolhido. Será necessário também, apresentar documentações relacionadas à suas áreas. Abaixo, segue a lista com os detalhes dos documentos, bem como as atribuições que serão dadas para Médico Legista.
Médico Legista:
- Diploma ou certificado de conclusão do curso de Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- Registro no respectivo conselho de classe; e
- Para as vagas específicas previstas no artigo 1º-A, § 6º, da Lei nº 16.897/210, será exigida a apresentação do Registro de Qualificação de Especialista – RQE nas áreas de Anatomia Patológica e (ou) Psiquiatria, conforme a especialidade escolhida sem prejuízo da atuação generalista em Medicina Legal para os aprovados.
Atribuições para Médico Legista:
Executar perícias médico-legais, em específico:
- Executar ou orientar perícias médico-legais.
- Jornada de 20 horas semanais, incluindo plantão e expediente, podendo compreender dias úteis, sábado, domingos e feriados, em períodos diurnos e (ou) noturnos, observado o descanso semanal remunerado mínimo de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas e que não se considera extraordinário o trabalho realizado na forma prevista na lei;
- Realizar ou orientar necropsias; fornecer laudos médico-legais; cooperar em programas de formação e treinamento de pessoal especializado;
- Cooperar em programas de educação sanitária;
- Assessorar chefias de nível superior; e
- Dar plantão e executar outras tarefas compatíveis com as atribuições do cargo, inclusive as de natureza administrativa.
O concurso para Médico Legista oferecido pelo Governo de Goiás representa uma oportunidade única e exclusiva para profissionais da área da saúde que desejam ingressar na carreira de perícia médica. Quer se especializar para este concurso? Então venha conhecer o Método Legista 4.0 do MedPerícia Concursos, ministrados por professores doutores renomados, os candidatos podem se preparar de forma eficaz e garantir sua aprovação.
Não perca essa chance e venha ser um aluno MedPerícia!