Concurso Público da Perícia Médica Federal para médicos com mais de 1.500 vagas

A OPORTUNIDADE DA DÉCADA – o melhor concurso para médicos do Brasil.

O último concurso para peritos médicos do INSS ocorreu em 2011. Desde então, várias mudanças importantes ocorreram, a principal foi a criação de uma carreira pública específica para perícia médica, a Perícia Médica Federal – PMF.

Abre-se uma oportunidade rara do médico se prepara para o melhor concurso público para médicos do Brasil, que permite que o médico tenha uma excelente remuneração, de mais de R$20 mil por mês, com estabilidade, flexibilidade e muitos outros benefícios.

É uma ótima oportunidade de se proteger do mercado deteriorado da medicina brasileira e garantir estabilidade e excelente remuneração, sem ficar sujeito a contratos pessoa jurídica e condições ruins de trabalho em alguns hospitais.

A antiga perícia médica do INSS mudou bastante nos últimos anos, felizmente para melhor.

Em 2019, foi criada a perícia médica federal, carreira de estado de médicos peritos com diversas e exclusivas atribuições além da realização de perícias para o INSS. Hoje, o perito médico federal está vinculado ao Ministério da Previdência Social e tem a atribuição de realizar perícias médicas e auditorias para diversos órgãos da União, como, por exemplo, a Receita Federal, a Caixa Econômica e a Advocacia Geral da União, além de perícias dos servidores federais.

Como nas melhores carreiras públicas federais, o perito médico federal tem estabilidade e boa remuneração, além de outros benefícios de um servidor público federal. No entanto, como perito médico federal, o médico ainda tem outras vantagens como possibilidade de ter outro vínculo público e atuar na iniciativa privada, aposentadoria especial após 25 anos de tempo de contribuição e poder acumular mais de uma aposentadoria, públicas e privadas de regimes diferentes. Mas não é só isso, ao ingressar no cargo, o médico trabalhará em um sistema moderno de gestão e desempenho que prioriza a produtividade e a qualidade do trabalho em detrimento do antigo controle de jornada de trabalho.

O concurso é iminente e você não pode perder essa oportunidade. O último concurso de peritos ocorreu faz mais de 12 anos, desde então, ocorreram várias aposentadorias de peritos e aumentaram as demandas da perícia médica federal. O cenário hoje é desafiador, várias agências sem realizar perícias e outras com agendamento para 2024.

Para se candidatar, o médico precisa de diploma de conclusão do curso de medicina fornecido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC e registro regular no Conselho Regional de Medicina. Não precisa de especialização.

Remuneração

A remuneração inicial para o cargo de perito médico federal é excelente, inclusive devido ao reajuste salarial recente de 9% para os servidores do Executivo Federal. O salário é composto pelo vencimento básico mais as gratificações, como a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária – GDAPMP, e o adicional de insalubridade.

Exemplo de remuneração de Perito Médico Federal em 2023.

Último concurso

último concurso, realizado em 2011, para perito médico previdenciário do INSS (designação utilizada na época e que foi substituída após a estruturação da carreira, passando a ser chamada de Perito Médico Federal) e teve a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. A equipe do MedPerícia acredita que o banca do próximo concurso será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE).

No edital de 2011, foram oferecidas 375 vagas para o cargo de Perito Médico Previdenciário, mas foram chamados mais que o dobro dos candidatos durante o período de validade do concurso. A equipe do MedPerícia acredita que isso também ocorrerá no novo concurso.

Utilizando-se como parâmetro os últimos concursos realizados pelo CEBRASPE, acreditamos que o próximo processo seletivo contará com prova objetiva de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos e prova de títulos. Também é esperado que haja curso de formação de peritos médicos federais.

Estudar para concurso é técnica e o médico que quer ser perito médico federal precisa se dedicar. Para passar no concurso da PMF, o médico precisa de direcionamento. Pegar o edital de mais 12 anos atrás requer cuidado. A legislação mudou muito desde 2011. Leis foram revogadas, atualizadas. Novas normas e portarias criadas.

Como seria se libertar de vez dos plantões e das rotinas exaustivas e poder ter mais qualidade de vida? Pense nisso e comece a se preparar para o concurso da Perícia Médica Federal. O melhor caminho é com o MedPerícia.

Não perca tempo. Acompanhe o MedPerícia e comece a se preparar para o melhor concurso para médicos do Brasil no APROVA PMF!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça os nossos cursos e se torne um Perito

logo-mp2

Obrigado por entrar em contato!

Sua mensagem foi recebida com sucesso. Em breve entraremos em contato!