O maior autor de medicina legal do Brasil, o médico paraibano Genival Veloso de França, também bacharel em Direito, completa 90 anos no dia 4 de março deste ano.
Para celebrar a vida e o trabalho realizado pelo também professor universitário, a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica Regional Pernambuco (ABMLPM-PE), a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica e a ESA Nacional da OAB realizarão, nos dias 2 e 3 de março, o Simpósio Norte e Nordeste de Medicina Legal, Perícia Médica e Direito Médico. O evento acontecerá no Littoral Hotel, localizado na orla de João Pessoa (PB), cidade onde nasceu e vive o médico.
Considerado uma das maiores referências da medicina legal brasileira e internacionalmente reconhecido, na esfera acadêmica, o médico foi também professor titular de Medicina Legal, nos cursos de Medicina e Direito da Universidade Federal da Paraíba.
O professor Genival Veloso de França é autor de diversas obras importantes como Medicina Legal, Direito Médico, Comentários do Código de Ética Médica, Fundamentos de Medicina Legal e Série Pareceres.
O encontro prestará a homenagem ao renomado especialista e objetiva fomentar a discussão sobre o valor da prova pericial na Justiça. O cronograma do evento prevê a realização de cinco painéis: Direito Médico, Justiça Criminal, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Antropologia Forense. As palestras serão apresentadas por renomados especialistas, como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o professor catedrático da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira, e o professor da USP, Ivan Dieb Miziara.
As inscrições para o evento estão abertas até 1º de março pelo site do evento ou até preencherem as vagas. Podem ser feitas em simposio.abmlpmpe.org.br/, onde também está disponível a programação do simpósio. O Conselho Federal de Medicina – CFM, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba – CRM-PB, a Associação Médica de Pernambuco – AMPE, o Sindicato dos Médicos da Paraíba – SIMED Paraíba, o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal – SindMédico-DF, a Federação Nacional dos Médicos – FENAM, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco – SIMEPE, o Instituto Brasileiro de Medicina Legal e Perícia Médica – IBPM, a OAB Pernambuco, a OAB Paraíba, a ESMAFE 5a região, a Federação Médica Brasileira – FMB e a editora Guanabara Koogan estão apoiando esse evento científico.
Escrito por Rodrigo Souza
Editor-chefe do MedPerícia