Identidade e identificação na medicina legal

A identidade e a identificação são conceitos importantes na medicina legal, que se referem a formas de estabelecer a identidade de uma pessoa.

A identidade é um conceito mais amplo e se refere ao conjunto de características que definem uma pessoa, como nome, idade, sexo, características físicas, biológicas e sociais. A identidade pode ser estabelecida de várias maneiras, incluindo documentação oficial, testemunhas e declarações pessoais.

A identificação, por sua vez, é o processo de estabelecer a identidade de uma pessoa desconhecida ou não identificada. A identificação pode ser realizada por meio de métodos como impressões digitais, exames de DNA, radiografias, características dentárias e de ossos, entre outros.

Existem critérios técnicos para um método de identificação ser considerado aceitável, como, por exemplo, perenidade e praticabilidade.

Na medicina legal, a identidade e a identificação são importantes para a identificação de cadáveres, investigação de crimes, estabelecimento de paternidade e reconhecimento de vítimas de acidentes ou desastres naturais. É importante ressaltar que a identidade e a identificação devem ser estabelecidas com base em métodos científicos confiáveis, a fim de garantir a integridade das informações e evitar erros e injustiças.

Escrito por Rodrigo Souza Editor-chefe do MedPerícia

Gostou do artigo? Compartilhe!

2 respostas

  1. Boa Tarde Rodrigo Souza
    Meu nome é CLAUDIA AMRIA GUERREIRO, estou fazendo alguns artigos sobre criminalística e medicina legal, e gostaria de pedir ( caso vc tenha) alguns PDF’s sobre essas temas para me enviar e auxiliar-me nos mesmos.
    Sem mais agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça os nossos cursos e se torne um Perito

logo-mp2

Obrigado por entrar em contato!

Sua mensagem foi recebida com sucesso. Em breve entraremos em contato!